B.V. de Terras de Bouro recebem ambulância do INEM

03-01-2013 08:58

 

Três novas ambulâncias do INEM entraram ontem em funcionamento, em Cinfães (distrito de Viseu), Nazaré (distrito de Leiria) e Terras de Bouro (distrito de Braga). A assistência às situações de emergência médica pré-hospitalar é assim reforçada com a entrada em atividade destes novos meios, numa parceria entre o INEM e as corporações de bombeiros locais.

A entrada em funcionamento destas novas ambulâncias do INEM tem por objetivo reforçar a cobertura de meios de emergência pré-hospitalar no território de Portugal continental. Pretende-se igualmente aumentar a capacidade operacional das corporações de bombeiros que são parceiras do INEM no Sistema Integrado de Emergência Médica, através do aumento do equipamento e formação para a resposta às situações de emergência médica.

Estas ambulâncias vão funcionar nas corporações de bombeiros locais através da criação dos respetivos Postos de Emergência Médica, aos quais foi aumentada a capacidade de resposta, através da disponibilização de ambulâncias, equipamento e formação. Fica assim melhorada a resposta local a situações de emergência médica pré-hospitalar, sendo de referir igualmente que todas estas ambulâncias estão equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência às paragens cardiorrespiratórias.

Recorde-se que o INEM, para além de fornecer a ambulância e o respetivo equipamento, paga um determinado quantitativo por cada serviço prestado pelas corporações de bombeiros que têm aí localizada uma viatura cedida pelo Instituto. De igual modo, o INEM procede à atribuição de um subsídio trimestral fixo destinado a comparticipar as despesas das corporações de bombeiros.

Refira-se também que com a entrada em funcionamento do Posto de Emergência Médica de Terras de Bouro, todos os concelhos do distrito de Braga passam a ter ao serviço da população pelo menos uma ambulância do INEM. Atualmente o INEM tem 255 Postos de Emergência Médica em corporações de bombeiros no território de Portugal continental, aos quais estão atribuídas 268 ambulâncias do Instituto.

As ambulâncias de socorro do INEM têm como objetivo principal a estabilização de doentes que necessitem de assistência durante o transporte para uma Unidade de Saúde. A tripulação é composta por 2 elementos, com formação específica para a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar às vítimas de acidente ou doença súbita.

 

In: www.inem.pt